A remuneração bruta real dos trabalhadores em Portugal registou, em 2025, um crescimento médio de 3,2% face ao ano anterior, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). Esta média já inclui o efeito da inflação e representa o aumento da remuneração bruta total mensal por posto de trabalho.
Em termos nominais, sem considerar a inflação, a remuneração média mensal subiu 5,6%, fixando-se nos 1.694 euros. Em 2024, os aumentos tinham sido ligeiramente superiores, com 6,5% em termos nominais e 3,9% em termos reais.
Paralelamente, o valor de referência do Rendimento Social de Inserção (RSI), destinado a pessoas em situação de pobreza extrema, foi atualizado para 247,56 euros, um aumento de 5,33 euros. A portaria que define o novo valor entra em vigor a partir de 14 de fevereiro de 2026, mas aplica-se retroativamente desde 1 de janeiro de 2026.
A atualização tem em conta a variação média do Índice de Preços no Consumidor (IPC), sem habitação, de 2,2% nos últimos 12 meses até dezembro de 2025. O valor de referência do RSI determina o montante máximo que um beneficiário ou agregado familiar pode receber, uma vez que o RSI é calculado subtraindo os rendimentos reais do valor de referência.
Fonte:CNN Portugal / Foto:IA