O grupo Air France‑KLM considerou esta quinta‑feira que a TAP Air Portugal poderá vir a desempenhar um “lugar central” na sua estrutura organizacional caso seja escolhido como parceiro no processo de privatização em curso da companhia aérea portuguesa. A afirmação foi feita na conferência de imprensa em que o grupo apresentou os seus resultados anuais.
Segundo o administrador financeiro do grupo, Steven Zaat, a Air France‑KLM está a “trabalhar numa oferta não vinculativa” para adquirir uma participação na TAP, após ter sido selecionada como um dos três interessados na primeira fase do concurso, juntamente com outros grandes grupos europeus.
Zaat destacou que a TAP tem uma rede de rotas que complementa a do grupo franco‑neerlandês — em particular as ligações à América do Sul — e que essa complementaridade poderia reforçar a posição estratégica do grupo no mercado global da aviação. A eventual integração da TAP, acrescentou, dependerá de fatores como o preço proposto e a estrutura de governação acordada entre as partes.
O processo de privatização da TAP — que prevê a venda de até 44,9 % do capital — continua em curso, com propostas não vinculativas a serem preparadas pelos interessados até ao prazo definido pelo Governo português.
Fonte:Lusa / Foto:Direitos Reservados