A PSP realizou no dia 4 de fevereiro uma operação no concelho de Matosinhos que resultou na apreensão de 3.639 botijas de óxido nitroso, popularmente conhecido como “gás hilariante” ou “gás do riso”. Foram identificados dois homens — um português e um espanhol — e confiscados ainda 123 boquilhas para uso do gás, assim como 120 unidades de “Vaper Smoke” de vários sabores.
O óxido nitroso passou a integrar, desde 2022, a lista de novas substâncias psicoativas, estando proibida a sua produção, venda e posse fora de fins industriais ou farmacêuticos autorizados pela Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde. A legislação abrange venda ambulante, métodos de comercialização ao domicílio, eventos de demonstração e venda à distância. Fiscalizações são realizadas pela PSP, GNR e ASAE, estando previstas coimas para quem viole estas regras.
Embora seja consumido principalmente em contextos recreativos como festas, festivais e discotecas, o uso de óxido nitroso tem sido alertado pelo Observatório Europeu das Drogas e da Toxicodependência como crescente entre jovens e associado a riscos graves para a saúde, incluindo envenenamentos, queimaduras, lesões pulmonares e, em casos de exposição prolongada, danos neurológicos.
Fonte:JN / Foto:psp