Os principais fabricantes de automóveis sediados na União Europeia manifestaram esta quinta‑feira o seu apoio a um apelo dirigido às instituições de Bruxelas para que sejam adotadas medidas que reforcem a concorrência no setor e garantam um ambiente mais equilibrado para a indústria automobilística europeia, face aos desafios globais atuais.
Em documentos e declarações conjuntas, os líderes do setor — representados pela European Automobile Manufacturers’ Association (ACEA) — destacaram que o sector automóvel é um pilar essencial da economia europeia, com milhões de empregos e uma contribuição significativa para o Produto Interno Bruto. A indústria tem apelado a políticas que estimulem o reforço da produção local, acordos de livre‑comércio eficazes e condições que reduzam dependências críticas, como a cadeia de abastecimento de componentes e baterias, sem perder de vista a transição para veículos de baixas emissões.
O apelo decorre num contexto em que Bruxelas pondera novas iniciativas — incluindo requisitos de conteúdo local para subsídios e regras de “preferência europeia” em contratos públicos — que podem afetar profundamente o modelo de competição dentro do mercado único europeu. Esta pressão é também resposta às dificuldades competitivas colocadas por custos elevados de energia, competição extra‑UE e desafios na adoção plena de veículos elétricos.
Os fabricantes defendem que uma estrutura regulatória equilibrada pode fortalecer a indústria europeia globalmente e manter a sua capacidade de inovar, produzir e exportar veículos de forma sustentável e competitiva.
Fonte:Lusa / Foto:Direitos Reservados