A companhia aérea brasileira Azul anunciou esta sexta-feira que concluiu o seu processo de reestruturação financeira nos Estados Unidos, conhecido como Chapter 11 – equivalente à recuperação judicial no sistema norte-americano – e deixou formalmente esse mecanismo jurídico após cumprir todas as condições previstas no plano aprovado no final de 2025.
Segundo a empresa, a saída do Chapter 11 foi possível graças ao pagamento integral do financiamento de liquidação e à conclusão de uma oferta pública de ações, que permitiram elevar o capital social e fortalecer o balanço. Durante o processo, a Azul reduziu cerca de US $ 2,5 mil milhões em dívidas e obrigações de arrendamento e captou novos recursos junto a credores e investidores, incluindo compromissos de capital com parceiros estratégicos.
A companhia destacou que todos os objetivos principais do plano foram alcançados, com melhorias na liquidez e redução dos encargos financeiros, posicionando-a para uma trajetória de maior sustentabilidade e crescimento a longo prazo. As operações de voos seguiram normalmente ao longo da reestruturação.
Fonte:lusa