O Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) anunciou o lançamento do Programa INTEGRAR, uma nova iniciativa destinada a reforçar o acolhimento e a integração profissional de cidadãos imigrantes provenientes de países terceiros em Portugal.O programa visa apoiar a entrada ou progressão destes cidadãos no mercado de trabalho português através de um acompanhamento personalizado.
Quem pode participar?
O Programa INTEGRAR destina-se a um vasto leque de cidadãos imigrantes, incluindo:
Cidadãos inscritos no IEFP que se encontrem em situação de desemprego ou à procura do primeiro emprego;
Indivíduos que já estão empregados, mas que demonstrem interesse em mudar de emprego ou que necessitem de aceder a formação profissional para melhorar as suas qualificações.
Apoio Personalizado
A grande inovação do INTEGRAR reside na abordagem individualizada. Os participantes terão acesso à realização de um diagnóstico individual que permitirá, em seguida, a definição de um Plano Pessoal de Emprego e de um Plano Individual de Formação. Este processo garante que as necessidades e objetivos de cada imigrante sejam considerados para uma integração mais eficaz e duradoura.
O IEFP sublinha que o programa é uma peça central na estratégia de requalificação profissional e aumento da empregabilidade destes cidadãos.
Os interessados em obter mais informações sobre os critérios de elegibilidade e como aderir devem consultar o website oficial do IEFP em iefp.pt/programa-integrar.