MENU
PJ DETÉM HOMEM NO PORTO COM NOVA "SUPER DROGA" SINTÉTICA ASSOCIADA A OVERDOSES MORTAIS NA EUROPA
Publicado em 12/10/2025 07:45
Noticias

Polícia Judiciária (PJ) deteve um homem de 37 anos suspeito de tráfico de diversas drogas, incluindo uma nova e perigosa substância sintética da família dos nitazenos, descrita como "muitíssimo mais potente que a heroína e que o próprio fentanil". O suspeito ficou em prisão preventiva.A detenção resulta de uma investigação que se arrastou por mais de um ano, conduzida pela Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes da PJ.

No momento da detenção, foram apreendidas "quantidades consideráveis" de estupefacientes tradicionais e de novas substâncias psicoativas, nomeadamente metanfetamina, MDMA e ketamina.

O grande destaque da apreensão foi a grande quantidade de n-desetil isotonitazeno. Esta substância pertence à família química dos nitazenos e é "altamente tóxica", tendo sido associada a "diversas mortes por overdose em espaço europeu". A PJ salienta que esta nova droga sintética foi identificada pela primeira vez em Portugal e na Europa em fevereiro de 2024, sublinhando a sua potência perigosa.

O detido, de 37 anos, foi presente a um juiz e ficou em prisão preventiva, da a a gravidade dos crimes e o perigo representado pela substância traficada.

Comentários