First Sentier Group, Controlado pela Mitsubishi UFJ, Reforça Posição em Infraestruturas Rodoviárias Nacionais
A Autoridade da Concorrência (AdC) deu "luz verde" à aquisição de três importantes concessões de autoestradas portuguesas por parte do grupo de investimento global First Sentier Group, que tem o banco japonês Mitsubishi UFJ como acionista maioritário.
O negócio envolve a compra das sociedades DIF Participations 4 Luxembourg Sarl (DIF 4) e Fados II B.V. (Fados II), que detêm o controlo das concessionárias Auto-Estradas Norte Litoral (responsável pela A27 e A28) e Autoestradas do Algarve - Via do Infante (que gere a A22).
Com esta operação, o First Sentier Group, que em Portugal é representado pela sociedade IIP Amaxi, consolida a sua presença no setor rodoviário nacional, somando estas três vias à Autoestradas do Douro Litoral (A41, A32 e A43), que já se encontrava no seu portefólio.
Apesar da mudança de controlo acionista, a transação não deverá ter impacto nas condições de utilização das autoestradas para os condutores. A A22 (Via do Infante) e a A28 (em certos troços) já beneficiam de isenção de portagens desde 1 de janeiro deste ano, sendo que a A27 não tem cobrança de portagens. A aprovação da AdC foi comunicada após notificação prévia da operação de concentração de empresas no final de setembro.