MENU
Reabilitação do Bairro do Cerco do Porto Brilha no Palco Europeu da Arquitetura
Publicado em 27/10/2025 09:30
Noticias

Projeto Social e Estético do Cerco Nomeado para os Prestigiados EUmies Awards 2026O esforço de requalificação do icónico Bairro do Cerco do Porto alcançou um patamar de reconhecimento internacional ao ser nomeado para os EUmies Awards 2026 – o Prémio da União Europeia para a Arquitetura Contemporânea. Considerado uma das distinções mais importantes no panorama da arquitetura mundial, o prémio, promovido pela Comissão Europeia e pela Fundação Mies van der Rohe, celebra bienalmente a excelência arquitetónica no continente.

O projeto de reabilitação, conduzido pelo Município do Porto através da empresa Domus Social, foi idealizado pelos arquitetos José Gigante e Virgínio Moutinho. A obra destacou-se pela sua capacidade de conjugar a inovação, a qualidade estética e a técnica com uma forte vertente social e ambiental, elementos cruciais para a seleção que integra a lista mais recente de nomeados.

Representando um investimento municipal de aproximadamente 18 milhões de euros, a intervenção nos últimos blocos foi concluída no final do ano passado, marcando o fim de um vasto ciclo de renovação dos bairros sociais da cidade.

A requalificação centrou-se na melhoria da envolvente construtiva e dos espaços comuns interiores dos 34 blocos de habitação social, um bairro que remonta a 1963 e foi ampliado em 1991, totalizando 892 habitações. Entre as melhorias implementadas, destacam-se a reformulação de acessos (com vídeo porteiro), a renovação de infraestruturas, a pavimentação de escadas e a instalação de portas de segurança nos fogos. A manutenção integral da estrutura original de granito e betão armado revelou-se um fator positivo na gestão de custos do projeto, entregue a dois gabinetes de arquitetura que deram continuidade a fases anteriores, elevando a escala e a ambição da obra.

Comentários