A idade máxima para entrar na Polícia de Segurança Pública vai aumentar dos 30 para os 35 anos. A decisão consta de uma portaria publicada esta segunda-feira em Diário da República, que também elimina o requisito de altura mínima — anteriormente fixado em 1,60 metros para mulheres e 1,65 para homens.
As novas regras entram em vigor esta terça-feira e visam alargar o universo de candidatos à PSP. Mantêm-se, no entanto, a idade mínima de 18 anos e a exigência de nacionalidade portuguesa, bem como outros critérios como robustez física, perfil psicológico adequado e habilitações ao nível do 12.º ano de escolaridade, concluído ou em frequência.
O Governo explica que as alterações resultam da necessidade de atualizar normas relativas aos concursos e métodos de seleção, permitindo recrutar mais candidatos numa altura em que o número de interessados tem vindo a diminuir.
Nos anos 90, a PSP chegou a registar mais de 16 mil candidatos, mas o número tem vindo a cair, com pouco mais de 3.300 inscrições no concurso mais recente.
A portaria foi assinada pela ministra da Administração Interna, Maria Lúcia Amaral, e sucede à anterior, anulada por falta de consulta aos sindicatos do setor.