As autoridades de saúde europeias lançaram um alerta face à chegada precoce da época gripal, impulsionada por uma nova estirpe do vírus influenza (Gripe A). O Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) confirma que os casos estão a surgir com uma antecedência de três a quatro semanas face ao padrão habitual, prevendo que esta seja "uma temporada de gripe mais severa".A propagação acelerada desta nova estirpe tem gerado preocupação, com o ECDC a pedir aos países da União Europeia que acelerem urgentemente as campanhas de vacinação.
Indicadores Nacionais em Ascensão
Em Portugal, os chamados "indicadores sentinela" – o sistema de vigilância epidemiológica – já mostram um aumento no número de utentes que recorrem às urgências hospitalares com sintomas de síndrome gripal.
Embora os efeitos concretos desta nova estirpe nas infeções respiratórias ainda sejam incertos, o receio principal é que uma baixa taxa de adesão à vacinação possa agravar a sobrecarga no Serviço Nacional de Saúde (SNS) durante o inverno.
Apelo à Vacinação: Sem Problemas de Stock
A Direção-Geral da Saúde (DGS) garantiu que não houve nem há problemas de rutura de stock da vacina da gripe este ano.
As autoridades de saúde reforçam o apelo para que os grupos elegíveis — pessoas com mais de 60 anos, doentes crónicos, profissionais de saúde e, especialmente, bebés dos seis meses aos cinco anos — procedam à vacinação nas próximas duas semanas, considerada a altura ideal.
As Unidades Locais de Saúde (ULS) já entregaram os seus planos de preparação e resposta à DGS e à direção executiva do SNS, visando reforçar a capacidade de resposta para o período de maior afluxo de infeções respiratórias.