A cidade de Santo Tirso elevou o seu perfil cultural internacional ao inaugurar, este sábado, 29 de novembro, a sua Exposição Internacional de Presépios. Este ano, a mostra assume uma importância redobrada ao ser coorganizada com a Federação Catalã de Presépios e a Confraria do Caco, marcando as celebrações do 40.º aniversário da federação espanhola.A exposição, que estará patente nos Paços do Concelho até 7 de janeiro, não é apenas uma mostra natalícia, mas sim um evento que integra a agenda oficial de comemorações da entidade catalã. Cerca de 50 presépios de elevada qualidade artística estão em exibição, sublinhando a reconhecida mestria catalã na arte presepística. A abertura foi abrilhantada pela atuação da Tuna Musical de Rebordões.
A parceria com esta federação, que nasceu em 1985 e hoje congrega 69 associações e mais de 15 mil membros na Catalunha e Ilhas Baleares, coloca Santo Tirso no mapa da preservação do património popular europeu. A Catalunha é, aliás, um berço desta tradição, tendo a primeira associação presepística sido fundada em Barcelona, em 1863.
Com esta iniciativa, a Câmara Municipal de Santo Tirso reforça a sua aposta na cultura popular, integrando um circuito que inclui outros grandes eventos comemorativos na Catalunha, como a Bienal do Presépio em Lleida e exposições em Montserrat e Barcelona.