O Partido Socialista pediu esta quarta-feira a audição urgente do presidente do INEM na Comissão de Saúde, na sequência do caso do cidadão que morreu no Seixal após quase três horas à espera de socorro. No requerimento entregue na Assembleia da República, o PS quer esclarecimentos sobre as falhas registadas no atendimento de emergência e o impacto do novo sistema de triagem.
Em declarações aos jornalistas no Parlamento, a deputada socialista Mariana Vieira da Silva afirmou que, neste momento, “a existência da ministra da Saúde é pouco relevante”, acusando Ana Paula Martins de não responder às situações de maior dificuldade no setor. A parlamentar pediu “respostas completas e rápidas” por parte do primeiro-ministro, Luís Montenegro, lembrando que foi ele quem decidiu reconduzir a atual ministra.
“Aquilo que não pode acontecer é termos um país onde um cidadão, ao ligar para o INEM, tenha de contar com a sorte. O que tem de esperar é uma resposta eficaz, e isso precisa de ser garantido”, defendeu a antiga ministra.
No pedido apresentado, o PS sublinha que este poderá ter sido “mais um caso de falha no socorro de emergência”, possivelmente relacionado com o novo sistema de triagem, e quer apurar em que medida esse modelo terá contribuído para a demora que marcou o incidente no Seixal.
FonteJNfotoarquivo