Os vereadores do PSD na Câmara Municipal de Matosinhos votaram, esta quarta-feira, contra a proposta de tarifário da água e saneamento para 2026, apresentada pelo executivo socialista. Os sociais-democratas consideram que o documento não contempla medidas eficazes de proteção dos utilizadores mais vulneráveis nem das famílias.
Em comunicado, o PSD critica o facto de a proposta, apresentada pela concessionária Indaqua, ignorar recomendações da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) que visam beneficiar os munícipes e os agregados familiares.
O vereador Bruno Pereira destaca que não é implementado um verdadeiro tarifário social, nomeadamente a isenção da tarifa fixa de disponibilidade e a aplicação da tarifa variável apenas até ao consumo mensal de 10 metros cúbicos, conforme sugerido pela ERSAR.
Além disso, aponta a ausência de um tarifário especial para famílias numerosas, que deveria prever o alargamento dos escalões de consumo em dois metros cúbicos por cada elemento adicional do agregado familiar acima de quatro pessoas, evitando assim a penalização destes utilizadores.
FonteJNfotocmmarquivo