A procura por explicações escolares subiu 41% em relação a janeiro de 2025, com destaque para a disciplina de Matemática, a mais requisitada. Os dados foram divulgados esta quinta-feira pela plataforma Fixando, que revela também um aumento do preço médio por hora: passou de 15,50 euros em 2025 para 17 euros em 2026, chegando a 21 euros em áreas específicas.
Segundo a Fixando, 49% dos encarregados de educação enfrentam dificuldades em encontrar explicadores, apesar de uma ligeira melhoria face aos 52% registados em setembro. As maiores carências registam-se nos distritos da Guarda (100%), Faro (86%), Viseu (65%), Leiria (63%) e Braga (59%).
Além de Matemática (16% dos pedidos), outras disciplinas procuradas incluem Geometria e Economia, ambas com 4%, enquanto as restantes somam 61%.
Alice Nunes, diretora de Novos Negócios da Fixando, destaca que o aumento da procura reflete a preocupação dos pais com o desempenho escolar dos filhos e alerta para a falta de explicadores, vendo nisso uma oportunidade para professores e profissionais entrarem no mercado.
FonteJNUnsplash+