O ministro da Educação, Fernando Alexandre, admitiu esta quarta‑feira que o Governo está disposto a alargar a proibição do uso de telemóveis nas escolas até ao 9.º ano de escolaridade, caso se conclua que os benefícios da medida são evidentes.
Atualmente, a legislação em vigor proíbe o uso de telemóveis nas escolas até ao 6.º ano, medida que tem sido aplicada desde o início do atual ano letivo e que tem vindo a ser bem recebida por alguns estabelecimentos e encarregados de educação.
Em declarações aos jornalistas em Braga, na margem das comemorações pelo 52.º aniversário da Universidade do Minho, o ministro explicou que a possibilidade de estender a proibição “é uma possibilidade” e que o Governo “não terá problemas” em avançar com o alargamento se as conclusões de um estudo que está a ser feito apontarem para vantagens claras.
A medida visa reduzir as distrações em contexto escolar e pode ter impacto na concentração dos alunos e no ambiente educativo, apelando a uma reflexão mais ampla sobre o papel dos telemóveis no dia‑a‑dia das escolas.
A decisão final sobre um eventual alargamento da proibição continuará dependente dos resultados da avaliação em curso e de uma análise cuidadosa dos efeitos da medida já implementada até ao 6.º ano.
Fonte:Lusa / Foto:portugal.Gov