Quase todas as escolas voltam a abrir até terça-feira; única exceção é em Leiria, diz ministro
Ministro da Educação garante energia e obras quase concluídas, mas aulas em Vieira de Leiria podem atrasar até três semanas
Publicado em 09/02/2026 17:26 • Atualizado 09/02/2026 17:26
Educação
FESTIVAL

O ministro da Educação, Fernando Alexandre, assegurou esta segunda-feira que praticamente todas as escolas afetadas pela tempestade Kristin deverão reabrir até terça-feira. Apenas um agrupamento em Vieira de Leiria, na Marinha Grande, pode demorar até três semanas a retomar as aulas, sendo estudada a possibilidade de recorrer a locais alternativos para as turmas.

"A maioria dos alunos já teve aulas na semana passada. Há uma escola em Leiria com situação mais complexa, devido ao seu tamanho. A intervenção vai durar duas a três semanas, mas a empresa já está a trabalhar. Os municípios estão a procurar espaços alternativos, como bibliotecas, para que as aulas possam continuar", explicou o ministro.

Fernando Alexandre garantiu que o acesso à energia está assegurado e que os trabalhos nas coberturas e janelas das escolas danificadas estão quase concluídos. Por enquanto, as aulas online não são uma opção.

O ministro acrescentou que, apesar de algumas aulas terem sido perdidas, um plano de recuperação de aprendizagens ainda não é necessário, mas poderá ser implementado caso seja preciso. "O mais importante é garantir que os alunos voltam à escola. A partir daí, se necessário, haverá reposição de aulas, sobretudo para não prejudicar os alunos que serão avaliados no secundário", afirmou.

Fernando Alexandre esteve em Braga para inaugurar três Centros Tecnológicos Especializados para o ensino profissional, juntando-se aos mais de 100 já em funcionamento em todo o país.

Fonte:sicnoticias / Foto:DR

Comentários