Tráfico de meixão travado no rio Minho
Publicado em 18/01/2026 21:30 • Atualizado 18/01/2026 21:31
Justiça

Uma operação da Polícia Marítima permitiu desmantelar, na madrugada deste domingo, uma rede de tráfico ilegal de meixão no rio Minho, em Caminha. A ação resultou na apreensão de 8,5 quilos desta espécie protegida, avaliados em cerca de 40 mil euros, além de uma avultada quantia em dinheiro.

Segundo a autoridade marítima, a rede atuava nas margens do Troço Internacional do Rio Minho, no distrito de Viana do Castelo. Durante a operação foi ainda apreendida uma viatura e dois homens foram constituídos arguidos, suspeitos dos crimes de dano contra a natureza, contrabando qualificado e falsificação de documentos.

Em comunicado, a Polícia Marítima explica que a intervenção teve como objetivo pôr termo a uma atividade criminosa altamente lucrativa ligada à captura, transporte e venda ilegal de meixão, correspondente à fase juvenil da enguia-europeia, uma espécie protegida.

As autoridades alertam que o tráfico de meixão representa uma grave ameaça aos ecossistemas fluviais e à sobrevivência da enguia-europeia, atualmente classificada como uma espécie em risco crítico de extinção.

Fonte:JN / Foto:Policia Maritima

Comentários