Lula acusa Trump de querer “criar uma nova ONU” dominada pelos EUA
Publicado em 24/01/2026 01:46 • Atualizado 24/01/2026 02:06
International
FESTIVAL

O presidente do Brasil, Lula da Silva, acusou esta noite o presidente norte-americano, Donald Trump, de querer criar “uma nova ONU”, controlada apenas por si. As declarações foram feitas em Salvador, durante o 14.º Encontro Nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra.

Segundo Lula, o multilateralismo está a ser substituído pelo unilateralismo, com a “lei do mais forte” a prevalecer nas relações internacionais. O chefe de Estado brasileiro afirmou que a Carta das Nações Unidas está a ser desrespeitada e criticou a postura dos Estados Unidos perante a organização.

Lula defendeu que a ONU deveria ser reformada com a entrada de novos países, como o Brasil, o México e várias nações africanas, mas considerou que Trump segue um caminho oposto, ao promover uma estrutura alternativa em que teria controlo exclusivo. Cerca de 20 países já manifestaram apoio à iniciativa, incluindo alguns aliados próximos de Washington, embora as grandes potências e a maioria dos países europeus se mostrem reticentes, por entenderem que o novo Conselho da Paz pode enfraquecer a ONU.

O presidente brasileiro criticou ainda os planos anunciados por Donald Trump no Fórum Económico Mundial, em Davos, para a construção de complexos hoteleiros de luxo na Faixa de Gaza, devastada pela guerra entre o Hamas e Israel. Lula considerou inaceitável falar em resorts numa região marcada pela destruição e pela morte de dezenas de milhares de pessoas.

Fonte:JN / Foto: AFP

Comentários