burlões usam nome do SNS 24 para enganar cidadãos
SPMS denunciam mensagens e sites fraudulentos e reforçam que os serviços do SNS 24 são totalmente gratuitos
Publicado em 21/01/2026 15:44 • Atualizado 21/01/2026 15:48
Noticias
FESTIVAL

Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) emitiram, esta quarta-feira, um alerta urgente para a circulação de mensagens de telemóvel e páginas na internet fraudulentas que solicitam pagamentos indevidos em nome do SNS 24.

Segundo os SPMS, trata-se de tentativas de burla que recorrem de forma abusiva à imagem e à credibilidade do Serviço Nacional de Saúde, sublinhando que todos os serviços prestados pelo SNS 24 são gratuitos para os cidadãos, não sendo feito qualquer pedido de pagamento por SMS ou através de sites externos.

As autoridades referem que a situação está a ser acompanhada em articulação com as entidades competentes e apelam à máxima cautela por parte da população, aconselhando a não efetuar pagamentos nem a fornecer dados pessoais ou bancários.

Em caso de dúvida ou suspeita de fraude, os cidadãos devem contactar diretamente o SNS 24 através do número 808 24 24 24, para assuntos administrativos, ou reportar o incidente à equipa de resposta a ciberincidentes dos SPMS, através do endereço csirt@spms.min-saude.pt.

Os SPMS reforçam ainda a importância de denunciar este tipo de situações, de forma a travar a proliferação de burlas digitais e proteger os utilizadores do Serviço Nacional de Saúde.

Foto: Gerada por IA

Comentários