Ataques russos provocam mortos e feridos na Ucrânia
Kiev e Kharkiv atingidas durante noite marcada por alertas aéreos
Publicado em 24/01/2026 09:58 • Atualizado 24/01/2026 09:58
International
FESTIVAL

Fortes bombardeamentos russos na noite de sexta-feira para sábado causaram pelo menos um morto e 15 feridos em várias cidades da Ucrânia, com Kiev e Kharkiv entre as mais afetadas. As autoridades ucranianas colocaram todo o país em estado de alerta devido à ameaça de drones e mísseis.

Na capital, Kiev, os ataques provocaram danos em cinco bairros, originando incêndios e destruição em edifícios residenciais e numa clínica privada. O presidente da câmara, Vitali Klitschko, confirmou a morte de uma pessoa e quatro feridos, três dos quais hospitalizados, além de perturbações no abastecimento de água e aquecimento, numa altura em que as temperaturas descem abaixo dos -10 graus.

Em Kharkiv, no nordeste do país, foram registados ataques com drones Shahed, que atingiram prédios habitacionais, um hospital, uma maternidade e um centro de acolhimento para deslocados. Segundo o autarca Igor Terekhov, pelo menos 11 pessoas ficaram feridas.

Os ataques ocorreram num momento sensível, coincidente com conversações em Abu Dhabi que reúnem representantes da Ucrânia, da Rússia e dos Estados Unidos. As autoridades ucranianas acusam Moscovo de intensificar a ofensiva enquanto decorrem esforços diplomáticos para pôr fim ao conflito iniciado em fevereiro de 2022.

De acordo com o presidente Volodymyr Zelensky, a Rússia lançou centenas de drones e dezenas de mísseis, atingindo infraestruturas civis em várias regiões. O chefe de Estado sublinhou que ainda é prematuro retirar conclusões das negociações, reiterando que a questão territorial continua a ser o principal obstáculo a um eventual acordo de paz.

No terreno, a Ucrânia enfrenta também sérias dificuldades energéticas, com a rede elétrica e de aquecimento a sofrer danos significativos, agravando a situação da população em pleno inverno rigoroso.

Fonte e Foto:independent.co.uk

Comentários