Um avião cargueiro da União Europeia com 90 toneladas de ajuda humanitária está previsto para chegar esta noite a Maputo, para apoiar os quase 700 mil moçambicanos afetados pelas cheias que assolam o país desde 7 de janeiro. O Boeing 747 transporta materiais de saúde, abrigo, nutrição, higiene, educação e proteção, que serão distribuídos pelo UNICEF e parceiros locais.
A ministra Maria Manuela Lucas receberá a carga no aeroporto da capital. Trata-se do primeiro voo humanitário da UE para Moçambique, proveniente de armazéns na Dinamarca. A Comissão Europeia disponibilizou ainda 1,15 milhões de euros em ajuda a Moçambique e ao Maláui, como resposta de emergência às cheias mortais na região.
Segundo o Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD), as cheias afetaram 651.843 pessoas, destruíram 767 casas e inundaram 71.600, e mantêm centenas de famílias sitiadas, especialmente nas províncias de Maputo e Gaza. Até agora, 131 pessoas morreram desde o início da época das chuvas em outubro, com mais de 779 mil afetados.
Operações de resgate continuam com meios aéreos, embarcações privadas e Marinha de Guerra, apesar das estradas cortadas e condições meteorológicas adversas, enquanto a ajuda humanitária europeia chega para reforçar a assistência às vítimas.
Fonte:JN / Foto:opais