O presidente norte-americano, Donald Trump, está a ser acusado de racismo após a publicação de um vídeo nas suas redes sociais que mostra Barack Obama e a esposa como macacos, gerando forte reação política nos Estados Unidos. A Casa Branca, por sua vez, classificou a indignação como “falsa”.
O vídeo, publicado na Truth Social, é em grande parte atribuído ao portal ultraconservador Patriot News Outlet e trata da alegada manipulação das eleições de 2020, nas quais Joe Biden derrotou Trump. Aos 59 segundos, no entanto, surge uma animação criada através de Inteligência Artificial pelo utilizador “xerias_x”, intitulada Trump: Rei da Selva, em que os rostos dos Obama aparecem sobre corpos de macacos, enquanto Trump surge com o rosto de um leão.
A porta-voz presidencial, Karoline Leavitt, defendeu a publicação, descrevendo-a como um excerto de entretenimento e apelando para que os críticos deixem de lado a “falsa indignação”.
Entre os opositores, Hakeem Jeffries, líder democrata no Congresso e afro-americano, condenou o vídeo e apelou aos republicanos para denunciarem a “repugnante intolerância” de Trump, sublinhando que os Obama são “americanos brilhantes, compassivos e patriotas”. O senador republicano Tim Scott, único senador negro do partido no Congresso, pediu igualmente a Trump que retirasse o vídeo, classificando-o como “a coisa mais racista que já vi sair desta Casa Branca”.
Fonte:JN / Foto:REF