Várias unidades hospitalares em Portugal vão ter serviços de urgência de Ginecologia e Obstetrícia encerrados ao longo deste fim‑de‑semana, segundo as escalas publicadas no portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
De acordo com os dados atualizados este sexta‑feira, 13 de fevereiro, três urgências desta especialidade estarão fechadas no sábado, com interrupções previstas nos hospitais das Caldas da Rainha (distrito de Leiria), de Setúbal e de Portimão (Algarve).
No domingo, o encerramento manter‑se‑á em Setúbal e Portimão, deixando estas unidades sem resposta de obstetrícia e ginecologia nesses dias.
O SNS indica que noutros hospitais os serviços dessas especialidades funcionarão em regime condicionado ou referenciado, ou seja, apenas atenderão casos graves ou encaminhados pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU)/INEM ou pela Linha SNS 24.
As autoridades de saúde recomendam à população que contacte a Linha SNS 24 (808 24 24 24) antes de se deslocar a um serviço de urgência, para orientação adequada e evitar deslocações desnecessárias.
Fonte:Lusa: Foto:DR