Utentes denunciam dificuldades no acesso a medicação oncológica; Hospital de Braga garante continuidade dos tratamentos
Publicado em 15/02/2026 21:37 • Atualizado 15/02/2026 21:40
Saúde
Braga

A Comissão de Utentes da Saúde de Braga alertou para relatos de doentes oncológicos que, segundo a associação, deixaram de receber a medicação diária necessária aos tratamentos de quimioterapia no Hospital de Braga.

De acordo com a comissão, vários utentes terão ficado sem medicamentos desde quinta-feira, sendo obrigados, em alguns casos, a adquirir os fármacos em farmácias, suportando os custos. A associação considera a situação preocupante e pede esclarecimentos públicos sobre os medicamentos em causa, as razões para a alegada falha e as medidas para repor a normalidade.

O hospital, por sua vez, rejeita a existência de qualquer rutura de medicamentos. Em resposta escrita, garante que houve apenas uma “gestão criteriosa das quantidades entregues”, com o objetivo de assegurar a continuidade dos tratamentos a todos os doentes. A unidade admite, no entanto, que esta medida tenha implicado deslocações mais frequentes por parte dos utentes, garantindo que a segurança terapêutica não foi comprometida.

Entretanto, a Comissão de Utentes diz estar a preparar uma exposição formal sobre o caso para enviar a várias entidades nacionais, incluindo órgãos de soberania e instituições da área da saúde, defendendo que o acesso regular aos tratamentos oncológicos deve ser assegurado pelo Serviço Nacional de Saúde.

Fonte:Sicnoticias / Foto:Hospital de Braga / Wikipédia 

Comentários