A Câmara Municipal de Santo Tirso assinou um protocolo de colaboração com as farmácias do concelho para disponibilizar gratuitamente vacinas contra o rotavírus (Rotarix ou Rotateq) e a meningite (Nimenrix), no âmbito da Estratégia Municipal de Saúde.
Desde 2017, o município tem promovido a oferta gratuita de vacinas não incluídas no Plano Nacional de Vacinação, mas recomendadas por pediatras, sempre com parecer da Unidade de Saúde Pública da Unidade Local de Saúde do Médio Ave (ULSMAve). Após a integração da Prevenar no Plano Nacional de Vacinação, a ULSMAve deu parecer favorável à inclusão das duas doses da Nimenrix, que ainda não são comparticipadas.
Para o presidente da Câmara, Alberto Costa, esta iniciativa só é possível graças à colaboração entre a Câmara, a ULSMAve e as farmácias locais, que apoiam na comparticipação das vacinas.
Todas as crianças residentes em Santo Tirso têm agora direito às vacinas Rotarix, Rotateq e Nimenrix, mediante prescrição médica, de acordo com os critérios de elegibilidade definidos.
As vacinas contra o rotavírus destinam-se a crianças a partir das 6 semanas de idade, prevenindo gastroenterites infeciosas. A Nimenrix, indicada para prevenção de doenças meningocócicas invasivas, será administrada gratuitamente em duas doses para crianças até seis meses ou uma dose para crianças entre seis e nove meses, sem alterar o calendário previsto pelo Plano Nacional de Vacinação, sendo a dose de reforço aos 12 meses.