O Ministério Público (MP) emitiu um alerta sobre uma nova burla que utiliza ilicitamente o nome e a imagem dos supermercados Continente, bem como o cartão Continente, para enganar consumidores e obter dados bancários.
Segundo a Procuradoria-Geral da República, trata-se de uma campanha de phishing baseada no envio massivo de mensagens fraudulentas. Nessas comunicações, os destinatários são induzidos a acreditar que os pontos do cartão Continente estão prestes a expirar. Para reclamar supostas recompensas, é fornecido um link com a expressão “cartaocontinente”, que redireciona para uma página falsa.
Nessa página, as vítimas são levadas a escolher uma alegada oferta mediante o pagamento de uma quantia simbólica, sendo posteriormente solicitados dados pessoais e bancários.
O MP esclarece que estas mensagens não têm qualquer ligação com o Continente nem com entidades autorizadas, e que os envios são feitos a partir de números mascarados. O Gabinete de Cibercrime recomenda que os utilizadores ignorem e apaguem as mensagens, nunca fornecendo informações pessoais.
As autoridades aconselham ainda que, caso já tenham sido introduzidos dados bancários, os lesados contactem de imediato o banco emissor e procedam ao cancelamento do cartão.