É o Fim de uma Era: MTV Encerra Canais Musicais na Europa, Brasil e AustráliaA televisão musical tradicional está a chegar ao fim. A Paramount Global anunciou o encerramento de vários canais musicais da MTV na Europa e noutros mercados globais até ao final deste ano. A decisão, que surge após 44 anos de transmissão contínua na Europa, é uma medida clara de redução de custos e um reconhecimento da profunda mudança nos hábitos de consumo de música e videoclipes.
Até 31 de dezembro, cinco canais musicais serão retirados do ar: MTV Music, MTV 80s, MTV 90s, Club MTV e MTV Live. A operação começa no Reino Unido e na Irlanda, estendendo-se progressivamente a países europeus como França, Alemanha e Polónia, e atravessando o oceano para chegar ao Brasil e à Austrália.
O declínio nas audiências é visto como o principal catalisador para esta decisão. Com os espetadores a migrarem em massa para plataformas de streaming e redes sociais, o modelo de transmissão 24 horas de videoclipes tornou-se insustentável.
Lançada nos Estados Unidos em 1981, a MTV revolucionou a indústria musical ao dar primazia à imagem. O seu primeiro videoclipe transmitido, o profético "Video Killed the Radio Star" dos The Buggles, marcou o início de uma nova era. Mais de quatro décadas depois, a sua retirada do ar sinaliza que a 'estrela' dos canais lineares de videoclipes foi suplantada pela conveniência digital.