MENU
Enfermeira diretora abandona cargo e urgência entra em rutura
Demissão em cadeia na ULS Amadora-Sintra
Publicado em 08/01/2026 14:34 • Atualizado 08/01/2026 14:38
Saúde
FESTIVAL

A Unidade Local de Saúde (ULS) Amadora-Sintra mergulhou esta semana numa crise diretiva. A enfermeira diretora apresentou a sua demissão, afirmando não existirem condições para continuar a desempenhar funções. O pedido foi entregue na quarta-feira e confirmado hoje pela instituição em comunicado.

De acordo com a ULS, a decisão está relacionada com a ausência de condições de governabilidade, numa altura em que o presidente do conselho de administração foi demitido há mais de dois meses, sem substituição nomeada pela tutela. Apesar dos esforços internos, a enfermeira diretora considerou inviável a continuidade no cargo.

A situação agravou-se com a receção de uma declaração de escusa de responsabilidade por parte da equipa de enfermagem do Serviço de Urgência Geral (SUG) do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca, que denuncia a pressão extrema vivida no serviço.

O conselho de administração reconhece “elevada pressão assistencial”, enquadrada num cenário nacional de forte constrangimento do Serviço Nacional de Saúde, agravado pela procura sazonal. Ainda assim, elogia o empenho e dedicação dos profissionais que continuam a assegurar cuidados “em circunstâncias excecionais”.

O presidente do conselho de administração, Carlos Sá, afirma ter solicitado repetidamente desde novembro a sua substituição, sem resposta. A ULS recorda que os problemas na urgência já tinham sido antecipados desde setembro, tendo sido enviado à tutela um plano de reorganização estrutural, ainda sem aprovação.

Esse plano prevê a criação de um Centro de Responsabilidade Integrado, reforço das equipas médicas, maior estabilidade dos profissionais e até a implementação de ferramentas de Inteligência Artificial para otimizar o percurso do doente.

Apesar das dificuldades, a instituição garante estar a aplicar medidas ao seu alcance, reforçando contratações, acelerando altas e ativando o nível 3 do plano de contingência de inverno.

Fontecnnportugalfotoamadorasintra

Comentários