Câmara de Lisboa distingue oito novas “Lojas com História” e anuncia inspeção à iluminação pública
Deliberações da 11.ª reunião pública incluem apoio ao comércio tradicional, segurança urbana e projetos sociais
Publicado em 29/01/2026 15:14 • Atualizado 29/01/2026 15:14
Nacional
FESTIVAL

A Câmara Municipal de Lisboa aprovou, por unanimidade, o reconhecimento de oito novos estabelecimentos no âmbito do programa municipal “Lojas com História”, reforçando a proteção e valorização do comércio tradicional da cidade. A decisão foi tomada esta quarta-feira, durante a 11.ª reunião pública do executivo municipal.

Foram distinguidos os espaços Foxtrot, La Campania, Torcaz Wine & Country, Solas & Cabedais, Mister Man, Cervejaria Trindade, Tatu e Atelier Leitão & Irmão, considerados referências vivas da atividade económica, cultural e social de Lisboa. O processo de reconhecimento incluiu a audição das respetivas Juntas de Freguesia.

O programa “Lojas com História” tem como objetivo salvaguardar estabelecimentos com valor histórico e identitário, promovendo a sua revitalização através de medidas de apoio municipal.

Na mesma reunião, o executivo aprovou o início de um processo de inspeção aos cerca de 66 mil candeeiros de iluminação pública existentes na cidade. A ação deverá arrancar em abril e será realizada por entidades externas e independentes, dividindo Lisboa em quatro zonas. A prioridade será dada aos cerca de 20 mil candeeiros com mais de 30 anos. Os equipamentos que não cumpram os requisitos de segurança terão intervenção imediata.

Foi ainda aprovada a atribuição de um apoio financeiro de 230 mil euros à FEM – Feministas em Movimento, destinado a garantir o funcionamento da Estrutura de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica e de Género no concelho.

Por unanimidade, a Câmara deu também luz verde ao apoio à continuidade do projeto “Street Vet – Vet na Rua”, através de financiamento à associação Animalife, reforçando a resposta social e de apoio animal junto das populações mais vulneráveis.

Fonte: Câmara Municipal de Lisboa
Fonte da imagem: Câmara Municipal de Lisboa 

Comentários