A Sopa da Pedra Solidária regressou este sábado ao concelho de Vila Nova de Gaia, levando calor humano, companhia e tradição gastronómica a 600 idosos que vivem sozinhos em habitações sociais, através da distribuição de 600 sopas da pedra.
A iniciativa combina voluntariado, apoio social e gastronomia tradicional, e integra uma ação conjunta com outras cidades — Estarreja, Coimbra, Almeirim, Amadora, Évora e Portimão — reforçando o impacto social e comunitário do projeto.
Promovida pela Confraria Gastronómica de Almeirim, em parceria com a Confraria da Pedra, o Grupo Folclórico da Madalena, os Bombeiros Voluntários de Valadares e o Agrupamento de Escolas da Madalena, a ação mobilizou dezenas de voluntários. Contou ainda com o apoio da Câmara de Gaia e da Gaiurb, e com a presença da vereadora Elisabete Silva, do adjunto do presidente da Câmara, Paulo Ferreira do Amaral, e do presidente da Junta de Freguesia de Valadares, José António Ribeiro.
Mais do que uma refeição, a iniciativa proporcionou atenção, companhia e calor humano, destacando a importância de políticas sociais de proximidade e do trabalho em rede entre instituições e voluntários.

Fonte da notícia: Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia
Fonte da foto: Direitos Reservado