Linha do Norte interrompida por cheias em Coimbra
Publicado em 04/02/2026 22:36 • Atualizado 04/02/2026 22:40
Transportes
FESTIVAL

A circulação de comboios de longo curso na Linha do Norte está suspensa desde a noite de quarta-feira, devido a inundações na estação de Alfarelos, no concelho de Soure, distrito de Coimbra. A situação está também a afetar a Linha da Beira Alta e o Ramal de Alfarelos, informou a CP – Comboios de Portugal.

Segundo a transportadora, os serviços urbanos de Coimbra vão igualmente ser suspensos, enquanto os comboios regionais entre o Entroncamento e Coimbra B passam a circular apenas no troço entre o Entroncamento e Soure.

Mantêm-se ainda interrupções noutras linhas ferroviárias do país, nomeadamente na Linha do Douro, entre Régua e Pocinho, na Linha do Oeste e na Linha do Sul, onde a circulação está cortada entre Ermidas do Sado e Grândola, com transbordo rodoviário assegurado nos serviços de longo curso.

O mau tempo que afeta o país desde a semana passada já provocou dez mortes. Cinco das vítimas estão diretamente relacionadas com a passagem da depressão Kristin, segundo a Proteção Civil, a que se juntam outros óbitos associados a acidentes durante reparações e a intoxicações provocadas por geradores.

O temporal causou ainda elevados prejuízos materiais, com habitações e empresas danificadas, quedas de árvores e estruturas, cortes de estradas, interrupções nos transportes, encerramento de escolas e falhas no fornecimento de energia, água e comunicações. Leiria, Coimbra e Santarém são os distritos mais afetados.

Face à gravidade da situação, o Governo decretou o estado de calamidade até ao próximo domingo em 68 concelhos e anunciou um pacote de apoios que pode chegar aos 2,5 mil milhões de euros.

Fonte:Lusa / Foto:DR

Comentários