Coliseu do Porto celebra 85 anos com espetáculos históricos
Publicado em 04/02/2026 17:24 • Atualizado 04/02/2026 17:24
Cultura
FESTIVAL

O Coliseu do Porto Ageas celebra em 2026 os seus 85 anos com um dos anos mais intensos em programação de sempre, incluindo ópera, musicais, concertos, bailados, teatro, dança, comédia, circo e espetáculos infantojuvenis.

Um dos momentos altos será a homenagem ao poeta Ary dos Santos, marcada para 25 de setembro, assinalando os 90 anos do nascimento do autor de clássicos como Desfolhada e Os Putos. O concerto contará com a Banda Sinfónica Portuguesa e vozes de destaque da música nacional, a anunciar brevemente.

O humor marca presença logo em fevereiro com o espetáculo “Criando Bragagem”, da dupla Whindersson Nunes e Robson Sousa, seguido de “Baião D’Oxigénio” e “Sexo e a Cidade”. Também estão previstos o concerto de Rodrigo Leão, o ballet “Lagos dos Cisnes” do Ballet de Kiev, “Canções de Amor” de Sérgio Godinho e o musical infantil “A Menina do Mar”, inspirado em Sophia de Mello Breyner Andresen.

A ópera regressa em grande a 27 de junho com Puccini, em parceria com o Teatro Nacional de São Carlos, apresentando “Suor Angelica” e “Gianni Schicchi”, duas partes da trilogia Il Trittico. Em outubro estreia a nova produção de “Rigoletto”, encomendada pelo Coliseu à Ópera na Academia e na Cidade.

Ao longo do ano haverá ainda concertos de artistas nacionais como Sérgio Godinho, António Zambujo, Carminho e Maro, e nomes internacionais como Father John Misty, Alceu Valença, Diego Baliardo (Gipsy Kings) e a despedida de Gilberto Gil.

O Coliseu do Porto promete assim um ano histórico, reunindo diversidade artística e celebrando 85 anos de cultura, música e espetáculo no coração da cidade.

Fonte:Câmara Municipal do Porto / Foto:João Pedro Rocha

Comentários