O Serviço de Psiquiatria da ULS de S. João vai integrar, este ano, o programa municipal “Mais Hortas”, que promove a biodiversidade, agricultura sustentável e alimentação saudável. A visita de lançamento decorreu esta terça-feira com a presença da vice-presidente e vereadora do Ambiente, Catarina Araújo, e da vereadora da Coesão Social, Saúde e Proteção Civil, Gabriela Queiroz.
O contrato de apoio foi assinado entre Catarina Araújo e a presidente do conselho de administração da ULS, Maria João Batista, permitindo a criação de uma horta terapêutica no exterior do serviço. O espaço inclui ainda um charco, intervencionado em 2025 com o apoio do Município e do CIIMAR, que favorece a fixação de auxiliares naturais da agricultura, como anfíbios e libélulas. Na primavera, está prevista nova intervenção para reforço de plantas e introdução de espécies nativas, como a rã-verde.
A equipa da ULS já participou numa ação de capacitação em Agricultura Biológica e Compostagem e recebeu biocomposto e compostor cedidos pelo parceiro Lipor. O Município fornecerá ainda sementes, plantas aromáticas e ferramentas para o cultivo.
O programa já apoia 14 escolas, envolvendo cerca de 2.000 alunos, 130 professores e 50 auxiliares, em 300 m² de terreno. Nos próximos meses, mais seis instituições da cidade vão juntar-se à iniciativa.

Fonte: Câmara Municipal do Porto / ULS de S. João./ Foto:André Rolo