Os Bombeiros de Estarreja resgataram, esta terça-feira ao final da tarde, um homem com cerca de 30 anos que caiu numa zona inundada pelo rio Antuã, em Estarreja, por razões ainda desconhecidas. O alerta foi dado por volta das 17 horas, mobilizando 14 operacionais e cinco viaturas para o local.
A operação de socorro prolongou-se por cerca de uma hora, período durante o qual a vítima permaneceu dentro de água, agarrada a uma árvore, numa área com forte corrente. Segundo o comandante dos Bombeiros de Estarreja, Joaquim Rebelo, o homem, de nacionalidade espanhola, caiu junto à rua da Agra, atualmente interdita devido às inundações, e foi arrastado alguns metros pela corrente.
“O resgate foi feito ainda numa zona inundada, mas antes de o homem chegar ao leito principal do rio, o que teria tornado a operação muito mais difícil”, explicou o comandante.
Após ser retirado da água, o homem recebeu assistência no local e foi transportado para o Hospital de Aveiro.
Este incidente ocorre num contexto de forte instabilidade meteorológica que tem afetado o país nas últimas semanas. Desde 28 de janeiro, a passagem das depressões Kristin, Leonardo e Marta provocou pelo menos 15 mortes em Portugal, além de centenas de feridos e desalojados. As regiões Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo estão entre as mais atingidas, com registo de inundações, derrocadas, estradas cortadas e falhas no fornecimento de energia e comunicações.
Perante a gravidade da situação, o Governo prolongou a situação de calamidade até ao dia 15 para 68 concelhos e anunciou medidas de apoio que podem ascender a 2,5 mil milhões de euros.
Fonte:JN / Foto:DR