O Porto de Leixões registou um marco histórico na logística portuária nacional ao completar, na passada terça-feira, 19 de novembro, uma operação pioneira que promete diversificar e expandir a sua capacidade de resposta.O navio ro-ro MV AUTO ENERGY, uma imponente embarcação de 182 metros de comprimento, atracou pela primeira vez a montante da Ponte Móvel, numa zona concessionada ao TCGL – Terminal de Carga Geral e de Granéis de Leixões S.A. Este posicionamento, inédito devido às dimensões do navio, com capacidade para 4.000 automóveis, permitiu o embarque de cerca de 540 veículos produzidos pela fábrica da Stellantis em Mangualde.
A complexidade da manobra exigiu o envolvimento exemplar de toda a equipa de Operações da APDL (Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo), incluindo Coordenação, Pilotagem e Rebocadores, que abraçaram o desafio com prontidão, garantindo o sucesso da operação.
Esta concretização não é apenas um feito técnico; representa um passo estratégico para o Porto de Leixões. Ao comprovar a sua capacidade para realizar operações de alto valor acrescentado com um parceiro global como a Stellantis, Leixões reforça a sua posição como um hub logístico de confiança para a indústria automóvel.
O sucesso foi sublinhado por um espírito de colaboração notável entre a APDL, o TCGL, o Grupo ETE, a Navex e todos os parceiros envolvidos, demonstrando um compromisso conjunto com o aumento da competitividade do porto e, consequentemente, com o crescimento da economia portuguesa.