Mais de 250 pessoas foram evacuadas de emergência esta madrugada em Guryong, uma das últimas favelas de Seul, na Coreia do Sul, devido a um incêndio que rapidamente se espalhou pelas habitações precárias da região. A Agência Nacional de Bombeiros de Seul informou que, apesar da gravidade do fogo, não houve registo de feridos.
“O fogo alastrou rapidamente devido à alta concentração de estruturas temporárias e à vulnerabilidade da área a incêndios”, explicaram as autoridades. No total, 258 residentes foram retirados em segurança das suas casas.
Guryong surgiu como consequência de projetos de desenvolvimento urbano que deslocaram moradores de baixa renda, mantendo o bairro a poucos passos do próspero distrito de Gangnam, símbolo da riqueza e da modernização da capital sul-coreana.
Incêndios não são incomuns na região: em 2023, cerca de 500 pessoas tiveram de abandonar as suas residências antes do Ano Novo Lunar devido a outro grande incêndio. A causa do fogo atual ainda está a ser investigada.
Fonte:Jornal de Noticias / Foto: YONHAP / AFP