Queda de árvore condiciona circulação entre Lisboa e Setúbal
Linha ferroviária opera em via única e regista atrasos devido ao mau tempo associado à depressão Kristin
Publicado em 28/01/2026 08:04 • Atualizado 28/01/2026 08:05
Transportes
FESTIVAL

A circulação ferroviária da Fertagus está a ser afetada esta quarta-feira devido à queda de uma árvore sobre a linha, no troço entre Palmela e Pinhal Novo. A ocorrência obrigou à utilização de via única, provocando atrasos nos comboios que asseguram a ligação entre Lisboa e Setúbal, através da ponte 25 de Abril.

O alerta foi divulgado pela própria empresa na sua página oficial, onde informa os passageiros sobre constrangimentos no serviço no denominado eixo norte-sul, que integra 14 estações entre Roma-Areeiro, em Lisboa, e Setúbal. A maioria das estações localiza-se na margem sul do Tejo, incluindo Palmela, Pinhal Novo, Coina, Corroios e Pragal, enquanto Campolide, Sete Rios, Entrecampos e Roma-Areeiro se situam na margem norte.

Este incidente ocorre num contexto de condições meteorológicas adversas em Portugal continental, provocadas pela passagem da depressão Kristin. O sistema meteorológico está a causar chuva intensa, vento forte, queda de neve em zonas elevadas e agitação marítima, levando o Instituto Português do Mar e da Atmosfera a emitir vários avisos.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil colocou toda a faixa costeira entre Viana do Castelo e Setúbal em estado de prontidão especial de nível 4, o mais elevado, devido ao risco associado ao mau tempo. Segundo o IPMA, a zona entre Coimbra, Aveiro e Leiria é uma das mais afetadas por esta depressão, classificada como um episódio de “ciclogénese explosiva”, caracterizado pela sua rápida intensificação e elevado impacto em termos de vento e precipitação.

Fonte:JN e Sicnoticias / Foto:Fertagus

 
 
Comentários