A história de Raul de Caldevilla, considerado o criador da publicidade moderna em Portugal, está de novo em destaque com o lançamento do livro “Caldevilla: o criador da publicidade moderna em Portugal”, da autoria de Eduardo Cintra Torres e Pedro Almeida Leitão, editado pela Câmara Municipal do Porto.
O ano é simbólico: assinalam-se 150 anos do nascimento e 75 da morte de uma das figuras mais marcantes do empreendedorismo português do século XX. Nascido a 28 de novembro de 1876, no Porto, filho de pais espanhóis, Caldevilla começou na fotografia, área onde desenvolveu as primeiras competências profissionais.
Após experiências em Espanha e na América do Sul como agente comercial, regressou ao Porto determinado a apostar na publicidade. Em 1914, fundou o Escritório Técnico de Publicidade, considerado a primeira agência de publicidade de serviço completo em Portugal, introduzindo uma visão inovadora que aliava comunicação, artes gráficas e cinema.
Ao longo da vida, destacou-se também noutras áreas, incluindo seguros e rádio, mantendo sempre uma postura pioneira e visionária. Morreu em 1951, no Porto, deixando um legado duradouro na comunicação e no marketing nacionais.
O seu nome permanece na toponímia da cidade e, em 2022, o seu espólio foi doado ao Arquivo Municipal do Porto – Casa do Infante, onde está disponível para preservação e consulta pública.
A obra que agora recupera o seu percurso resulta de seis anos de investigação e reforça o reconhecimento de Raul de Caldevilla como uma figura muito à frente do seu tempo.


Fonte e Foto:Câmara Municipal do Porto