O Governo anunciou hoje que a operação de reparação provisória da rotura no dique de Casais, na margem direita do rio Mondego, em Coimbra, foi oficialmente concluída.
A estrutura tinha cedido no passado dia 11 de fevereiro, junto à autoestrada A1, como consequência das cheias que afetaram a região central do país nas últimas semanas.
Segundo o Ministério do Ambiente e da Energia, os trabalhos da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) permitiram restabelecer, de forma temporária, a capacidade do dique de conter a água, impedindo que esta passe do leito principal para os terrenos agrícolas adjacentes.
Este restabelecimento provisório é considerado fundamental para permitir agora a drenagem dos terrenos ainda inundados e preparar o caminho para uma reparação definitiva não só do dique em si, como também do canal condutor e da estrada afetada.
Paralelamente, a APA continua a intervir noutros pontos afetados pelos temporais, nomeadamente nas margens do rio Lis, onde também se registou uma rotura recente que desviou parte do caudal para campos agrícolas.
Fonte e Foto:Lusa