O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o homólogo chinês, Xi Jinping, mantiveram esta quarta-feira uma conversa telefónica descrita por Washington como “extremamente boa”, enquanto Pequim destacou a confiança mútua entre os dois líderes.
Trump afirmou nas redes sociais que a chamada foi “longa e minuciosa”, abordando temas como comércio, defesa, Taiwan, guerra na Ucrânia, situação no Irão e compras de petróleo e gás da China aos EUA. Durante a conversa, os líderes discutiram também uma visita oficial de Trump à China em abril e o plano chinês de aumentar as compras de produtos agrícolas norte-americanos, incluindo 20 milhões de toneladas adicionais de soja, mantendo o compromisso anual de 25 milhões de toneladas até 2028.
Segundo a agência chinesa Xinhua, Xi destacou que as diferenças bilaterais devem ser resolvidas através do respeito mútuo, promovendo a coexistência pacífica e cooperação vantajosa entre as duas potências. O líder chinês avisou ainda Trump para que os Estados Unidos exerçam cautela na venda de armas a Taiwan, sublinhando que a ilha faz parte do território chinês e que Pequim não descarta o uso da força para assegurar a sua soberania.
A chamada ocorreu no mesmo dia em que Xi participou numa videoconferência com o presidente russo, Vladimir Putin, e pouco antes do término do START III, o último tratado de desarmamento nuclear ainda em vigor entre Rússia e EUA.
Fonte:JN / Foto:ANSA